domingo, 1 de julho de 2012

16 Toneladas

O programa de rádio 16 Toneladas, foi ao ar durante 8 anos e meio (março de 2003 a dezembro de 2011), transmitido todas as sextas-feiras à noite pela Radio Educadora FM da Bahia, produzido e apresentado pela dupla formada pela jornalista Maira Cristina e pelo radialista Mario Sartorello.

A proposta do programa era dedicar uma hora semanal à black music brasileira como um segmento específico, tocando os clássicos do gênero, trazendo entrevistas com grandes nomes, mas também buscando tirar da obscuridade jóias que passaram desapercebidas quando foram lançadas, no passado, bem como dar voz a movimentos atuais, principalmente ligados à cena baiana, no programa ou em festas promovidas por toda a cidade.

Apresentadores
Mário Sartorello é radialista e Maira Cristina é jornalista. Juntos, produziam e apresentavam o 16 Toneladas, programa de black music, que foi veiculado de 2003 a 2011 pela rádio Educadora FM, toda sexta-feira, às nove da noite. A partir da boa receptividade do programa, a dupla realizou em 2004 três edições do baile black do 16 Toneladas na Praça Tereza Batista. 


Com um set bastante variado, a dupla vem se especializando em música brasileira balançada, nos mais variados gêneros como samba-rock, samba-soul, samba-funk e samba-rap. Artistas como Jorge Benjor, Tim Maia, Bebeto, Lady Zu, Trio Mocotó, Marcelo D2, Clube do Balanço, Seu Jorge, Simonal, Sandra de Sá, Paula Lima, dentre outros, estão sempre presentes nas pistas que eles comandam.

Já discotecaram no Miss Modular, na Borracharia, na Zauber e na Casa da Dinha. Em novembro de 2005 abriram a pista do rock in Rio Café para os shows de Davi Moraes e Lampirônicos, além de tocarem também no projeto Soul Sundays, no Miss Modular. Durante a copa atuaram como djs residentes das festas realizadas na Companhia do Futebol. Em 2007, participaram do projeto Terreiro Circular, na Boomerangue, discotecando entre os shows de Davi Moraes e Lampirônicos. Participaram de festas com artistas como DJ Hum, Lazzo,  Negroove, Mariella Santiago, Dão, Radiola e Sambalada Eletrônica. Em fevereiro e março de 2007 foram os apresentadores e djs da Rádio Música no Porto, que funcionou na Praia do Porto da Barra, às sextas-feiras, antes e depois dos shows do Projeto Música no Porto.

Reportagem do Programa Soterópolis sobre o Baile Black do 16 Toneladas no Pelourinho














Nenhum comentário:

Postar um comentário